Sobre o livro

Desde 1874, quando J. W. Howe publicou o primeiro livro sobre halitose – uma obra de 108 páginas muito interessante e bem escrita –, pouco mais de uma dúzia de livros sobre o tema foram publicados. O livro "Bom hálito e Segurança! Metas Essenciais no Tratamento da Halitose" constitui-se na mais completa obra no tratamento da halitose publicada até hoje, com conteúdo clínico e científico. 

Neste livro, o Dr. Maurício compartilha sua experiência clínica, sempre buscando na literatura científica tanto o histórico como o que há de mais atual nos diferentes temas ligados à halitose.

É um livro com foco principal na prática clínica do tratamento da halitose, com forte embasamento científico, com 384 páginas coloridas divididas em 29 capítulos, onde são abordadas 89 causas da halitose, o diagnóstico e tratamento das alterações de olfato e paladar, da hipofunção das glândulas salivares, além de temas como o estresse e a halitose e os aspectos legais do tratamento, entre muitos outros.

Neste livro também serão abordados temas inéditos, como o diagnóstico e tratamento das alterações comportamentais decorrentes da halitose, que são as alterações de comportamento que pacientes com queixa de halitose desenvolvem, e a classificação diagnóstica das origens das halitoses pelo teste organoléptico bucal e nasal, que permite ao profissional, em caso de alteração do hálito de seu paciente, saber a origem desta alteração, ao checar o odor do ar expirado pela boca e narinas.

O livro está didaticamente dividido em 7 partes:

1. CONCEITOS BÁSICOS

2. ELEMENTOS ESSENCIAIS AO DIAGNÓSTICO

3. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS CAUSAS DIRETAS DA HALITOSE

4. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS CAUSAS INDIRETAS DA HALITOSE

5. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS DISFUNÇÕES E ALTERAÇÕES PATOLÓGICAS COMUMENTE ASSOCIADAS À HALITOSE

6. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS CONSEQUÊNCIAS DA HALITOSE

7. FOLLOW UP (ACOMPANHAMENTO) E PECULIARIDADES DO TRATAMENTO DA HALITOSE

1. CONCEITOS BÁSICOS

Nesta parte estão 6 capítulos sobre o histórico, prevalência, causas e mitos  da halitose, os tipos de odorivetores e a participação da microbiota bucal na halitose, as classificações da halitose e seus diferentes graus de propagação, e um capítulo sobre o gosto, olfato e o paradoxo do mau hálito, que teve a colaboração da Dra. Silvia Regina Boldrini Pontes

2. ELEMENTOS ESSENCIAIS AO DIAGNÓSTICO

Nesta parte estão também 6 capítulos abordando, segundo o Protocolo Halitus de Tratamento da Halitose, quais as características da consulta e do profissional no tratamento da halitose, como deve ser feita a anamnese e a ficha clínica, quais os exames complementares rotineiramente realiizados (sialometria, halitometria e teste de respiração bucal), como é a técnica diagnóstica que permite descobrir a origem das halitoses por meio dos testes organolépticos bucal e nasal, e como é o exame clínico extra e intrabucal.

Todos estes itens avaliados irão compor o plano de tratamento, que fará parte de um contrato com o paciente, assuntos também são abordados nesta etapa do livro.

3. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS CAUSAS DIRETAS DA HALITOSE

Esta é uma parte importantísima do livro, que trata das causas diretas ou primárias da halitose, ou seja, tudo aquilo que produz a alteração no odor do hálito. Foram dedicados capítulos específicos à saburra lingual, à mportância da limpeza da língua, à doença periodontal, aos cáseos amigdalianos e aos antimicrobianos de uso na halitose, num total de 7 capítulos.

4. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS CAUSAS INDIRETAS DA HALITOSE

Nesta parte do livro são abordadas as causas indiretas da halitose, com um capítulo relacionando a halitose com a descamação excessiva de células epiteliais, e outro descrevendo a relação da halitose com a hipofunção de glândulas salivares, capítulo que teve a colaboração da Dra. Luciana Sassa Marocchio.

5. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS DISFUNÇÕES E ALTERAÇÕES PATOLÓGICAS COMUMENTE ASSOCIADAS À HALITOSE

Nesta etapa do livro encontra-se em um capítulo a relação da halitose e o estresse, e noutro, a relação da halitose com a alteração de paladar (disgeusia) e a síndrome de ardência bucal (SAB), capítulo onde também houve a colaboração da Dra. Silvia Regina Boldrini Pontes.

6. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS CONSEQUÊNCIAS DA HALITOSE

Esta parte do livro é inédita em publicações e se constitui no método que é utilizado no Protocolo Halitus de Tratamento da Halitose para tratar as alterações de comportamento que os pacientes desenvolvem por ter halitose, ou por ter a convicção em ter o problema, sem que existam evidêcias de sua presença.

7. FOLLOW UP (ACOMPANHAMENTO) E PECULIARIDADES DO TRATAMENTO DA HALITOSE

Finalmente, a última parte do livro é dedicada tanto ao acompanhamento do tratamento do paciente como também são abordadas as peculiaridades no tratamento da halitose em crianças, adolescentes, idosos, deficientes e pacientes sistemicamente comprometidos.

Além disso, são fornecidas várias dicas sobre a qualidade no atendimento, de como divulgar o tratamento da halitose, sobre os aspectos legais do tratamento e de como produzir prescrições didáticas e objetivas,  adicionalmente a algumas considerações finais.

Compartilhe esse conteudo